quarta-feira, 17 de março de 2010

Série: Alquimia Culinária



A Arte de Cozinhar
Roberta dos Santos Silva

De um lado a gastronomia cresce a cada dia, desperta o interesse de muitos jovens de se tornarem famosos chefes de cozinha, porém de outro lado, vemos que cada dia que passa temos menos donas de casa que cozinham para os seus familiares.


Devido a correria do dia a dia, quanto mais rápido, fácil, for a forma de se preparar uma refeição melhor, se for possível optar por comer fora de casa, melhor ainda. A mãe, dona de casa que antes tinha o papel de cuidar da casa, cozinhar, hoje ganha espaço no mercado de trabalho e essa tarefa é feita de outra forma. Restaurantes, fast foods, comida pronta e lanches são geralmente as opções escolhidas.

A comida “caseira” fica apenas para os fins de semana ou em alguns casos
só na casa da vovó, não é mesmo?

Existe o lado bom e ruim dessa mudança no estilo de vida das famílias. Sem dúvida alguma a modernidade de hoje em dia trás inúmeros benefícios, mas não posso deixar de apontar que o hábito de deixar de comer com a família, de fazer refeições em um ambiente agitado, com alimentos ricos em gordura e açúcar está associado com alguns distúrbios alimentares.

Por isso é preciso repensar o quanto “ganhamos e perdemos” com nossas escolhas. Acredito que o equilíbrio, o meio termo é uma ótima opção. Não abandone a cozinha, faça do ato de cozinhar uma terapia nos momentos possíveis e ganhe mais saúde e o amor de seus familiares.

“Cozinhar pode ser uma forma de descontrair, de relaxar, de se divertir ”

Pesquisa

Texto: Coluna assinada por: Roberta dos Santos Silva - Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet

Site> http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/080310_nut_arte_cozinhar.htm

Imagem ilustrada por Joana Soares
http://xengodelengotengo.blogspot.com





Um comentário:

Joana Su disse...

Olá Guida!
Não sei se já tinha agradecido!
Gostei deste texto sobre a Arte de Cozinhar! E a minha imagem ficou linda aqui! :) Obrigado.

Abraço
Joana