segunda-feira, 1 de março de 2010

Série: Exemplos de Vida


JOSÉ EPHIM MINDLIN

Nascido em São Paulo, em 8 de setembro de 1914, faleceu aos 95 anos, em sua cidade natal, em 28 de fevereiro de 2010. Foi advogado, empresário e bibliófilo brasileiro, dos mais renomados.

SONHO DE MINDLIN ERA QUE BRASIL LESSE MAIS...
Enviado por Míriam Leitão ao Jornal O Globo

Tive a honra de conhecer José Mindlin e tenho pensado muito nele nas últimas horas. É uma perda, mas ao mesmo tempo, a vida dele é um ganho tão grande que a gente fica no superávit, para usar um termo econômico.

A vida dele fez muito bem ao Brasil, porque Mindlin realizou um trabalho único. A gente não vê muito no Brasil empresários, pessoas ricas se dispondo a construir um patrimônio que será transferido ao público. Há um ou outro caso, mas é raro.

Ele doou uma biblioteca construída ao longo de sua vida. E sempre teve noção de que não estava construindo para ele mesmo. Dizia que não tinha vontade de ser proprietário do livro, não era um sentimento de propriedade, mas de um prazer enorme. Antes de tudo, era um grande leitor, um apaixonado por livros. E queria que as pessoas tivessem essa mesma "doença", como ele mesmo dizia. Esse prazer que ele aprendeu em casa e ensinou aos filhos. Me contou que à noite, antes de dormir, eles ficavam lendo, mas hoje, os tempos mudaram, e as crianças ficam no videogame, na TV ou computador.

O prazer da leitura pode mudar de plataforma, mas é importante que ele seja incentivado. O livro é único, tem 500 anos, e um valor muito grande.

A biblioteca dele era maravilhosa: livros de 500 anos, da Idade Média, como os poemas de Petrarca. Mindlin tinha coisas maravilhosas do Brasil, como o original do Grande Sertão Veredas, um livro pelo qual tenho verdadeira paixão. Andar com ele pela biblioteca era um prazer imenso e tive essa oportunidade.

Ele doou uma quantidade grande de livros para construir a biblioteca da USP, mas falava que não era para ele. Queria que o brasileiro lesse, que mais pessoas tivessem acesso às informações e ao prazer imenso de ler. Mindlin era uma pessoa iluminada, iluminista, que queria que o Brasil lesse mais. Esse era o sonho dele.

http://oglobo.globo.com/economia/miriam/posts/2010/03/01/sonho-de-mindlin-era-que-brasil-lesse-mais-270387.asp



Um comentário:

ANJES disse...

.

--- Pois é amiga: José Mindlin passou por aqui e cumpriu, a seu modo, como ele próprio disse, sem saber porque, a sua grande paixão pelos livros. Nessa tarefa teve a graça de, ao seu lado, ter outra sonhadora, sua mulher Guita, companheira da grande aventura em favor da literatura e das culturas brasileira e universal.

Mindlin teve uma trajetória plena de amor universal e, ao partir feliz como era seu lema, compartilhou o maior tesouro da sua vida com os que ficaram: nós! É como se ele tivesse partido para mais uma viagem em busca de novas raridades literárias, mundo afora... Acredito piamente que seja isso mesmo! Ele foi para uma dimensão que fica além, muito além do infinito.

Boa noite Guida!
BDTDSC
ANJES