quarta-feira, 31 de março de 2010

Série: Homenagens > LIMA DUARTE


Considerado um dos mais importantes atores brasileiros, Lima Duarte, nome artístico de Ariclenes Venâncio Martins, completa 80 anos de idade nesta segunda-feira (29 de março).

Nascido na cidade de Sacramento, em Minas Gerais, Lima iniciou a carreira artística aos 15 anos, participando de peças de teatro em um circo da região.

Já no ano de 1949, o ator fez sua estreia no cinema ao estrelar o filme Quase no Céu, do renomado diretor Oduvaldo Vianna, seguindo depois para o teatro e a TV.

Lima Duarte integrou o elenco da primeira novela da TV brasileira, Sua Vida Me Pertence, em 1951, na TV Tupi, colecionando, a partir de então, papéis memoráveis ao longo de 65 anos de carreira.

Seu último trabalho na TV foi como o personagem indiano Shankar, da novela Caminho das Índias, exibida em 2009. Um dos papéis mais marcantes do ator foi na novela Roque Santeiro, em 1985, na qual interpretava o Sinhozinho Malta, dono do bordão "Tô certo ou tô errado?". Outros dois personagens de relevância foram Zeca Diabo, da novela Bem Amado, e Sassa Mutema, de O Salvador da Pátria.

Além de muitas novelas, Lima Duarte estrelou diversos seriados e minisséries, como Amazônia, de Galvez a Chico Mendes, em 2007, e O Auto da Compadecida, 1999. No cinema, o ator integrou o elenco de filmes como 2 Filhos de Francisco e Boleiros 2- Vencedores e Vencidos.

Lima Duarte foi casado cinco vezes e teve duas filhas da união com Marisa Sanchez, entre elas, a atriz Débora Duarte, mãe de Paloma Duarte, que também herdou a profissão do avô.

No fim de 2009, a mostra Lima Duarte: Profissão Ator reuniu os trabalhos no cinema e na TV para comemorar seus 65 anos de carreira, durante os quais recebeu diversos prêmios como melhor ator e diretor.

Pesquisa: http://diversao.terra.com.br/gente/noticias/0,,OI4343218-EI13419,00.html

Foto: Philippe Lima/AgNews